O inferno é um lugar de trevas, ou há luz lá? Mateus 8:12

PROBLEMA: Jesus descreveu o inferno como um lugar "para fora, nas trevas" (Mt 8:12; cf. 22:13 e 25:30). Ao invés disso, a Bíblia diz que o inferno é um lugar em que há "fogo" (Ap 20:14), e um fogo que não "se apaga" (Mc 9:48). Ora, o fogo gera luz. Como pode então o inferno ser completamente escuro, em trevas, se há luz lá?

SOLUÇÃO: Tanto o "fogo" como as "trevas" são poderosas figuras de linguagem que apropriadamente descrevem a realidade inimaginável do inferno. Ele é como o fogo porque é um lugar de destruição e de tormento. Ainda assim, é um lugar separado, em trevas, porque lá as pessoas estão perdidas para sempre. Embora o inferno seja um lugar no sentido exato da palavra, nem toda descrição dele feita deve ser tomada literalmente.

Para fornecer uma imagem desse lugar, são empregadas figuras de linguagem fortes e de impacto. Trata-se de uma terrível realidade, onde corpo e alma sofrerão eternamente, e, portanto, não há figura de linguagem que possa descrevê-lo de maneira adequada. Constitui um grave erro, porém, tomar literalmente uma figura de linguagem. Quem faz isso pode concluir que Deus tem penas, já que ele é descrito como tendo asas e penas com as quais pode nos cobrir! (SI 91:4).

Há outras figuras de linguagem empregadas para descrever o destino eterno dos perdidos que, se tomadas literalmente, se contradizem entre si. Por exemplo, o inferno é pintado como sendo um eterno depósito de lixo (Mc 9:43-48), que tem um fundo, onde o verme atua. Mas é também descrito como sendo um profundo abismo (Ap 20:3). Cada uma dessas é uma vivida descrição desse lugar de castigo eterno.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Anônimo disse...

Para os cristãos, Jesus jamais poderá mentir, mesmo que Ele se utilize de figuras de linguagem. Se Cristo disse que o "inferno" fica nas trevas "exteriores" e os próprios demônios clamavam para não ser enviados para essas trevas, pode-se supor que o "fogo" que arderá eternamente é a palavra da consciência, a qual acusará os perdidos com um remorso eterno, deixando-os em estado infinito de depressão. Na Bíblia, fogo representa a Palavra de Deus que condena para sempre os perdidos. Em Jeremias 23:29 o próprio Deus afirma: "Não é a minha Palavra fogo...?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog