SOLUÇÃO: A Bíblia reserva o termo "imortalidade" para os seres humanos no seu estado ressurreto. É algo adquirido, e não possuído antes da ressurreição, já que Jesus, que foi o primeiro a obter um corpo imortal ressurreto (1 Co 15:20), "trouxe à luz a vida e a imortalidade" (2 Tm 1:10) para o resto da humanidade.
Não obstante, o fato da imortalidade inclui a alma humana também, pois, como disse Jesus, a alma não é destruída pela morte física (Lc 12:5). Ela sobrevive à morte e vai ou para a presença de Deus (2 Co 5:8; Fp 1:23), se estiver salva, ou para o inferno, do qual terá plena consciência (Lc 16:22-26; Ap 19:20-20:15), se estiver perdida. Devido à alma (e/ou o espírito) não ser mortal, como é o corpo, é próprio dizer que a alma é imortal. Entretanto, a pessoa completa - alma e corpo - é ressuscitada para a imortalidade. Nesse sentido, a alma ganha imortalidade na ressurreição do corpo.
Entretanto, no sentido bíblico da vida eterna com um corpo imortal, os seres humanos não possuem imortalidade antes da ressurreição. Mesmo assim, somente Deus é intrinsecamente imortal (veja os comentários de 1 Timóteo 6:16); e a imortalidade que o homem tem provém de Deus.
"A Bíblia reserva o termo "imortalidade" para os seres humanos no seu estado ressurreto."
ResponderExcluirSim. Porém, não para todos os seres humanos em estado ressuretos. (Onde, na Santa Escritura, encontramos "imortalidade" sendo atribuída a ressurretos para a condenação perpétua?)
"Imortalidade" (e não esqueçamos da inerente "incorruptbilidade") aparecem na Santa Escritura como atributos exclusivos destinados a seres humanos glorificados- o que não significa que os ressurretos não glorificados deixem de existir perpetuamente.