Jesus se contradisse quando se referiu àqueles que são por ele? Lucas 9:50 (cf. Lc 11:23)

PROBLEMA: Em Lucas 9:50, Jesus diz que "quem não é contra nós é por nós" (SBTB). Contudo, em Lucas 11:23, ele diz: "quem não é comigo é contra mim" (SBTB). Qual dessas posições é a correta?

SOLUÇÃO: Primeiramente, a melhor tradução de Lucas 9:50 é a que se encontra na ARA e, com leves alterações, em outras versões em português (R-IBB, EC, TLH, BJ, NVI), em que no lugar de "nós" acha-se "vós" [ou "vocês"]: "quem não é contra vós outros é por vós". O original grego é claro a respeito do pronome empregado. A maioria dos manuscritos gregos anteriores ao século VIII a. D. não contém a forma "contra nós... por nós". Sendo assim, o problema inexiste.

Segundo, os contextos nos dois casos são diferentes. Nas duas passagens, a expulsão de demônios está em cena. Em Lucas 9, um certo homem, que não era um dos doze discípulos, estava expulsando demônios em nome de Jesus, e João quis que ele parasse com isso (9:49). Jesus instruiu os seus discípulos que não o proibissem, "pois quem não é contra vós outros é por vós".

Em Lucas 11 a situação é diferente. Jesus tinha expulsado um demônio de alguém e algumas pessoas estavam dizendo que ele expelia demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios (vv. 14-15). Essas pessoas estavam contra a obra do Senhor, ao passo que o homem de Lucas 9 estava fazendo a obra em nome de Jesus. Um era a favor do Senhor, ao passo que os outros estavam contra o Senhor. Assim, realmente não há contradição alguma.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótima Citação de Agostinho de Hipona,pude entender o Evanmgelho de LC 11-23,pude entender que entrelinhas Jesus Diz pra que Sempre o Busquemos.Busquemos sempre o Senhor.Dou Graças à Deus,pois é difícil de entender à citação do "Evangelho de Lucas 11-23".

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog