Como pode ter Davi escrito este salmo, se os críticos insistem em dizer que a maioria dos salmos apareceu bem mais tarde? Salmo 3:1

PROBLEMA: A inscrição feita neste salmo, como em muitos outros, diz: "Salmo de Davi". Entretanto, os críticos da Bíblia argumentam que a forma e o estilo deste salmo refletem um período bem posterior ao tempo de Davi.

SOLUÇÃO: A maioria dos eruditos crê que inscrições como esta não fazem parte do texto inspirado, mas que foram inseridas posterior­mente. Entretanto, há uma forte evidência de que foi Davi quem realmente escreveu este salmo, bem como os cerca de 70 outros que lhe são atribuídos. Considere o seguinte:

Primeiro, essas inscrições são muito antigas, e refletem a evidência documentária mais antiga a respeito dos autores destes salmos.

Segundo, Davi, sendo um verdadeiro poeta (cf. 2 Sm 1:17-27), certamente era capaz de escrever estes salmos.

Terceiro, há evidência de que Davi era possuidor da rica imaginação necessária para escrever poesia hebraica (cf. 2 Sm 1:19-27).

Quarto, Davi era também um bom músico (cf. 1 Sm 16:18-23), o que lhe facilitaria muito a composição destes salmos, que eram o hinário primitivo do judaísmo.

Quinto, Davi provavelmente compôs a música usada no templo de Salomão (1 Cr 6:31-32) onde estes salmos foram mais tarde cantados.

Sexto, a Bíblia declara que Davi tinha o Espírito de Deus (1 Sm 16:13), capacitando-o assim a escrever estes inspirados poemas.

Sétimo, Davi era profundamente espiritual, tanto em carácter como em seu coração (cf. 2 Sm 7), características óbvias do autor dos salmos a ele atribuídos.

Oitavo, o Salmo 18, por exemplo, está registrado também em 2 Sa­muel 22, onde é explicitamente atribuído ao rei Davi.

Nono, Davi declarou, no seu leito de morte, que Deus falou por meio da sua boca como "mavioso salmista" de Israel (2 Sm 23:1).

Finalmente, tanto o nosso Senhor como escritores do NT certificaram nominalmente que foi Davi quem escreveu determinados salmos cuja autoria lhe é atribuída por essas inscrições no AT. Por exemplo:

O Salmo 2 é citado em Atos 4:25-26 como sendo de Davi.
O Salmo 32 é citado em Romanos 4:7-8 como sendo de Davi.
O Salmo 95 é citado em Hebreus 4:7 como sendo de Davi.
O Salmo 110 é citado em Mateus 22:44 como sendo de Davi.

Em resumo, há um ensino antigo que permanece intacto até o dia de hoje, praticado pelo Senhor e pelos apóstolos, de que foi Davi realmente o autor dos salmos que lhe são atribuídos. Ninguém apresentou nenhuma evidência em contrário; o que há são meras especulações quanto à forma literária, que geralmente não abordam a questão em si, ou que se baseiam no falacioso argumento da ignorância.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog