O Nome Jeová na Bíblia - Salmo 83:18


"Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, és o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmo 83:18, Imprensa Bíblica Braseira)

Este é um dos poucos versículos que as testemunhas de Jeová gostam de citar de outras Bíblias que não a sua própria Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Em particular elas gostam de citar o Salmo 83:18 da tradução mais tradicional, porque o nome de JEOVÁ aparece em letras maiúsculas.

Muitas testemunhas de Jeová têm anotado no final de suas Bíblias a lista dos quatro lugares onde a palavra JEOVÁ pode ser encontrada nas Bíblias de tradução mais tradicional como as da Imprensa Bíblica Brasileira, por exemplo. São eles: Êxodo 6:3; Salmo 83:18; Isaías 12:2, 26:4. E m sua pregação elas perguntarão de forma insuspeita aos donos da casa: "Você tem uma Bíblia à mão?" Então, dirigirão sua atenção a um destes versículos. Apanhados desprevenidos e achando a palavra JEOVÁ escrita em sua própria Bíblia, onde as testemunhas de Jeová disseram que estaria, algumas pessoas se impressionam com o conhecimento que elas têm da Bíblia e permitem que entrem em suas casas e lhes ensinem mais.

É claro que o uso que as Testemunhas de Jeová fazem da Bíblia - para demonstrar o seu conhecimento superior e sua pretensão de "conhecer a Deus pelo seu nome" - é apenas um truque esperto. Existem muitos outros grupos religiosos ou místicos que usam transliterações de nomes hebraicos de Deus com efeitos similares naqueles que ainda não conhecem sua doutrina. Mas o fato importante aqui é que usar um certo nome para Deus não garante que as pessoas que usam este nome conhecem a Deus e são aprovadas por ele.

Por exemplo, quando a pecadora Eva deu à luz o seu primeiro filho depois de ter sido expulsa do Jardim do Éden exclamou: "Adquiri um homem com o auxílio de Jeová" (Tradução do Novo Mundo)O uso que ela fez do nome de Deus não prova, de maneira alguma, que ela tinha sua aprovação.

Para demonstrar às testemunhas de Jeová que o uso que elas fazem do nome Jeová não garante que pertençam a ele, você pode citar as palavras de Jesus em Mateus 7: 22,23

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome ? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres ? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

(Veja também as considerações sobre Êxodo 3:15 e Isaías 43:10).


As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed

24 comentários:

  1. Não entendi o que quiz dizer nesta publicação.
    Me explique.

    ResponderExcluir
  2. Testemunhas de Jeova não profetizam nunca profetizaram so querem que conheçemos a Biblia, eles nunca fala que vai fazer milagres eles querem somente ajudar a conhecer a Biblia nada mais.... E lhe garanto que não sou Testemunha de Jeova, Sou Catolico.... ok

    ResponderExcluir
  3. Não importa doutrina de religiões, se for pensar bem, todas tem seus escândalos...não acho correto criticar as Testemunhas de Jeová, o trabalho de pregação que fazem ninguém quer fazer, tem preguiça...vergonha...
    Ninguém está disposto a ensinar a bíblia como eles ensinam...se há erros em sua doutrina, também há erros em outras, como na Católica, Pentecostal, Batista, Presbiteriana, Adventista e etc... a Igreja não é perfeita, Deus é, e o nome de Deus foi retirado da bíblia sim e seu nome é mesmo Jeová.
    Com erros ou não, o que sei é que as Testemunhas de Jeová se recusaram a saudar Hitler, enquanto as outras, temendo a morte, o saudaram...isso pra mim basta, preferiram morrer do que saudar o líder Nazista...enquanto a protestante e a católica...bem....

    ResponderExcluir
  4. Como vc quer aprender a conhecer a Deus, com o nome Dele na Bíblia ou sem o nome Dele e substituído por senhor?

    lembrando que Jeová aparece mais de 7 mil vezes na Bíblia mas é substituída por senhor

    ResponderExcluir
  5. Foi Jesus quem disse essas palavras e ele não é Deus (Jah)(Jeová)(Javé)ou(Iavé)(Jeováh) ele é filho de Deus e claro quem fizer obras em nome dele ele não conhece mesmo porque é filho de Deus e não é o pai e nós Testemunhas de Jeováh não invocamos o nome de Jesus pq o titulo Senhor é dado a ele e não á Deus o Todo Poderoso não fazemod milagre e muito menos invocamos demonios como muitas religioes fazem através de demonios que estão em seus pastores para dizem que expulsaram de outras pessoas,é bom pensar no dizem pq a biblia é clara quem tirar e quem acrescentar algo na biblia terá que prestar contas com Deus e então onde aparece a imortalidade da alma,que a alma sai do corpo,e a palavra trindade?A palavra trindade foi imposta por cornélio e procure DVDS das TJ como TJ FÉ EM ACÃO e veja o cumprimento das profecidas que fizemos como sao exatos e saiba qdo a ONU FORMAR UMA SÓ RELIGAO VCS IRAO VIR CONTRA NÓS E OS GOVERNOS TBM pq nao obedeceremos a Onu pq a biblia diz servir a Deus como governante antes que aos homens!!!!Veremos em breve a biblia diz q o dia e a hora ninguem sabe se não o pai mas o mes e o ano a biblia nao diz q ninguem nao sabe estude a biblia e vc sabera o ano e o mes e é só aguardar pq a biblia diz que Deus sabe livrar seu povo e uma das maneiras é essa informar data e anos proximos!Nossa fé nao falha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se prepare para essa prestação de conta, pois em suas palavras você já fez acusações graves aos ministros da palavra de Deus, e outra coisa, enquanto Jesus estava na terra muitos invocaram o seu nome e não foram repreendidos, antes foram atendidos. Outro erro que vejo em suas palavras é dizer que data se refere somente a mês e ano, quando se fala de data está incluído: dia/mês/ano, e o texto que você citou está escrito a palavra dia, e ai? qual sua explicação para tal citação?

      Excluir
    2. Na Bíblia não há registros de Jesus dizendo, palavra por palavra: “Eu sou Deus”. Entretanto, isto não significa que Ele não tenha afirmado ser Deus. Como exemplo, tome as palavras de Jesus em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” Em um primeiro olhar, isto pode não parecer uma afirmação de Jesus em ser Deus. Entretanto, perceba a reação dos judeus a Sua afirmação: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (João 10:33). Os judeus compreenderam a afirmação de Jesus como uma declaração em ser Deus. Nos versículos seguintes Jesus não corrige os judeus dizendo: “Eu não afirmei ser Deus.” Isto indica que Jesus realmente estava dizendo que era Deus ao declarar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). João 8:58 nos dá outro exemplo: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” Mais uma vez, em resposta, os judeus tomaram pedras em uma tentativa de apedrejar Jesus (João 8:59). Por que os judeus iriam querer apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que criam ser uma blasfêmia, ou seja, uma afirmação em ser Deus?

      João 1:1 diz que “o Verbo era Deus.” João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne.” Isto claramente indica que Jesus é Deus em carne. Atos 20:28 nos diz: “...Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Quem comprou a igreja com Seu próprio sangue? Jesus Cristo. Atos 20:28 declara que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Portanto, Jesus é Deus!

      Tomé, o discípulo, declarou a respeito de Jesus: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Jesus não o corrige. Tito 2:13 nos encoraja a esperar pela volta de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo (veja também II Pedro 1:1). Em Hebreus 1:8, o Pai declara a respeito de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.”

      Em Apocalipse, um anjo instruiu o Apóstolo João para que adorasse a Deus (Apocalipse 19:10). Nas Escrituras, várias vezes Jesus recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38). Ele nunca reprova as pessoas quando recebe adoração. Se Jesus não é Deus, Ele teria dito às pessoas para não ser adorado, assim como fez o anjo em Apocalipse. Há muitos outros versículos e passagens das Escrituras que atestam a favor da divindade de Jesus.

      A razão mais importante para Jesus ser Deus é que se Ele não o fosse, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2:2). Somente Deus poderia pagar preço tão infinito. Somente Deus poderia carregar os pecados do mundo (II Coríntios 5:21), morrer e ressuscitar, provando Sua vitória sobre o pecado e a morte. Logico que as TJ nunca vão afirma que jesus é Deus porque seus líderes (Corpo Governante) se colocam como um deus, ou seja só eles recebem a revelação de Jeová, em todos são obrigados a engolir tudo que vem através deles. Agora me responde quantos erros estes tais profetas que pra mim não são nada do que dizem, cometerão muitas falhas, nenhum profeta de Deus tiveram revelações que depois de um certo tempo, voltam atrás. Direto eles dizem Jeová nos deu uma nova luz, então a anterior a respeito da revelação da palavra não veio de Deus? Então as TJ não obedecem as escrituras mas sim a homens que dizem ser os escravos fieis e discreto, Jesus tanto era homem com Deus, De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
      Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
      Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
      E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8. E outra a respeito da vinda de Jesus, vocês sabem o ano é o mês? O fundador de vocês falou que Jesus veio em 1914 de forma invisível ou seja nem ele mesmo viu, e vocês acreditam nessa história de carochinha!

      Excluir
  6. criticar é facil quero ver é pregar que nem elas
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a maioria pregam por obrigação, porque se uma TJ, não tiver horas de evangelismos são desconsideradas.

      Excluir
  7. as testemunhas deJEOVA tem o verdadeiro conhecimento pois quando falam tem argumentos e fundamentos no que falam ao contrario de muitos que por falta de argumentos para suas teses odeiam que fala a verdade...o proprio jesus disse "santificado seja o teu nome"...qual nome? senhor?! ora, senhor não e nome de ninguem! mas sim JEOVA que significa causa que venha ser,ou seja Ele faz a sua vontade o que disse acontecer ...pois como diz na sua palavra Ele não pode mentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz isso porque parece não conhecer as sagradas escrituras, o que na verdade eles usam são versículos ou textos isolados do contexto para conseguirem agregar seguidores, um exemplo de suas contradições é que uma testemunha de jeová disse em minha casa que Deus não castiga, quando está escrito que Deus repreende e castiga a todos quanto ama...(Apocalipse 3.19), como é que eu posso confiar nesse tipo de: verdadeiro conhecimento, como você citou acima?

      Excluir
    2. Se pronunciar o nome de Jeová fosse tão importante o próprio Jesus tinha pronunciado você não acha? Então as TJ se apegam em um único versículo para apoiar sua crença. Apocalipse 1:7-8 - "(7) Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. (8) Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." Agora a tradução do novo mundo tentou mudar muitos versículos da bíblia para apoiar sua crença. Deus é um só, mas são 3 pessoas distintas, uma mesa tem 4 pé, porém, é uma mesa só.

      Excluir
  8. QUANDO SE QUER SER AMIGO DE ALGUEM É NORMAL QUERER CONHECER O NOME DA PESSOA A SUA PERSONALIDADE TER UM CONHECIMENTO PROFUNDO,ISSO IMPLICA MEDITAÇÃO OS CONTEXTOS ENVOLVIDOS NOS ACONTECIMENTOS E SÓ ASSIM PODEREMOS REALMENTE CONHECER A DEUS E NUNCA JULGAR NEM SUBSTIMAR SEUS ACTOS POIS NAO VEMOS ALÉM DO OBIO PQ MENTALMENTE ESTAMOS COMO VELADOS E SE ORARMOS A DEUS PEDIRMOS SEU ESPIRITO SANTO E SABEDORIA PARA ENTENDER SUA PALAVRA ELE NOS DARÁ GENEROSAMENTE A TODOS SEMPRE COM MUITA FÉ MAT6;8,9.10

    ResponderExcluir
  9. Tem Razão amigo, conhecer o nome de Deus e invocar tal nome apenas não salva ninguém nem qualifica ninguém a fazer grandes coisas.

    Mas são suas ações, sua moral e conhecimento exato da Bíblia q qualifica as pessoas.

    Posso garantir q eles estudam a fundo a Bíblia, se esforçam em seguir a Risca tudo q se encontra nela. e fazem o trabalho que é dever de toda pessoa q se diz Cristão, uma tarefa q o Próprio Jesus incumbiu: pregar como ele pregou (de casa em casa), e fazer discípulos.

    A pergunta é: quais outras doutrinas desempenham de tal forma seu dever como Cristãos?

    ResponderExcluir
  10. O interessante é que não nos achamos superiores, só temos o mesmo desejo de Jesus em tornar o nome de Deus conhecido, já que existe uma tendência em tirá-lo da bíblia. A importância disso vemos em João 17:26 nas palavras de Jesus: "e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja" (própria versão ALMEIDA). E o fato de pessoas conhecerem a Jeová por meio de seu nome é o primeiro passo dado. Qualquer pessoa conhece a alguém primeiro pelo nome. Se alguém conhece o nome de Deus não quer dizer que seja automaticamente aprovado por Ele, o que nos inclui também. "A fé sem obras está morta" (Tiago 2:26). Agora eu pergunto, se Jesus desejava divulgar o nome de Deus e nós não, não seria esta uma obra de fé que estaríamos deixando de realizar?

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente percebo que a grande maioria das igrejas Cristâs escondem o nome de Jeová. Mas por que?. Para não reconhecerem o poder do nome de Jeová? Não sou Testemunha de Jeová mas já estudei a bíblia com eles e não quis continuar os estudos por conta própria. Porém frequentei diversas igrejas em buscas da minhas respostas e única religião não promovem o nome de Jeová, acho que ficam com receio de estarem reconhecendo as Testemunhas pelo fato de usarem o nome de Jeová. Salva 83:18 é bem claro e muitas bíblias vem Senhor no lugar de Jeová. Senhor é pronome de tratamento... Apenas

    ResponderExcluir
  12. Didi disse: Além de não entender esta publicação, entendo sim que o nome de Deus é incontestavelmente dificil de pronunciar, mas me atentando ao lado lógico; eu dispensaria a pronuncia e me ocuparia em dar a um Deus Todo Poderoso, um nome que realmente traduza sua soberania. E isto somente ele mesmo poderia dar a seus servos fieis este significado e nome. Agradeço de qualquer forma, por me dar a entender que se Jeová escolheu um povo para ter o nome dele, um povo que prega em toda a terra habitada, um unico povo capaz de me achar em casa, me convencer por meio de perguntas que posso confiar na tradução que eles tem, que comparando com outras que possuo não vejo diferenças significativas para minha interpretação. Então achei a religião verdadeira e devo me batizar quanto antes servido a este DEUS ombro a ombro com eles . MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, entendam uma verdade básica. Deus tem um nome próprio, vejam Isaías 42:8.
    Na língua hebraica ele é escrito יהוה. Essas quatro letras, chamadas de Tetragrama, são lidas da direita para a esquerda, em hebraico, e podem ser representadas em muitas línguas modernas por YHWH ou JHVH. O nome de Deus, representado por essas quatro consoantes, aparece quase 7 mil vezes no “Antigo Testamento” original, ou Escrituras Hebraicas.

    Remover da Bíblia o nome pessoal distintivo de Deus e substituí-lo por um título como “Senhor” ou “Deus” enfraquece o texto e torna-o inadequado em muitos sentidos. Por exemplo, pode levar a combinações sem sentido de palavras. No seu prefácio, A Bíblia de Jerusalém (ed. em inglês) diz: “Dizer ‘o Senhor é Deus’ certamente é tautologia [repetição desnecessária ou sem significado], ao passo que dizer ‘Yahweh é Deus’ não é.”
    Tais substituições podem também levar a frases um tanto estranhas. Por exemplo, na versão Almeida, atualizada, o Salmo 8:9 diz: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” Que melhora quando o nome Jeová é reintegrado a tal texto! Assim, A Bíblia de Jerusalém diz ali: “Iahweh [Jeová], Senhor nosso, quão poderoso é teu nome em toda a terra!” (V. 10)
    A remoção do nome pode, também, causar confusão. O Salmo 110:1 diz: “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” (Almeida, atualizada) Quem está falando a quem? Quanto melhor é a tradução: “A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.’” — Tradução do Novo Mundo.
    Adicionalmente, substituir “Jeová” por “Senhor” elimina algo de capital importância na Bíblia: o nome pessoal de Deus. O Novo Dicionário da Bíblia (Volume 1, página 409) diz: “Estritamente falando, Yahweh é o único ‘nome’ de Deus.”
    The Imperial Bible-Dictionary (Dicionário Bíblico Imperial) (Volume 1, página 856, em inglês) descreve a diferença entre “Deus” (Elohim) e “Jeová”, dizendo: “[Jeová] em toda a parte é um nome próprio, indicando o Deus pessoal e somente ele; ao passo que Elohim tem mais o sentido de um substantivo comum, denotando usualmente, sem dúvida, mas não necessariamente nem uniformemente, o Supremo.”
    J. A. Motyer, diretor da Faculdade Trinity, Inglaterra, acrescenta: “Perde-se muito na leitura da Bíblia se nos esquecermos de olhar além da palavra substituta [Senhor ou Deus] para o nome pessoal, íntimo, do próprio Deus. Por dizer seu nome a seu povo, Deus intencionava revelar-lhes Seu mais íntimo caráter.” — Eerdmans’ Handbook to the Bible, página 157.
    Não, não se pode verter um nome próprio distintivo por um mero título. Um título jamais pode transmitir o significado pleno e rico do nome original de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Oi queridos !como vemos a falta de conhecimento para os que não conhecem o nome do Deus dos exércitos!tbm coitados são induzidos pelo criador da religião falsa a não crer no nome nem no dono do nome!mas as tjd estão aí nas casas,pregando para os que querem conhecer o nome e se amigo do verdadeiro Deus.Outra coisa confundem jesus com Deus leiam(felipenses 2:5)...Jeová disse em isaías 52:6Meu povo saberá o meu nome!

    ResponderExcluir
  15. porque invés de criticar as testemunhas de jeova vocês nao postam aqui conhecimentos biblicos para nos porque as testemunhas de jeova nunca falaram mal de ninguem pra mim e sim semparam as boas novas do reino de deus

    ResponderExcluir
  16. SENHOR é um titulo usado para se referi a alguem do sexo masculino, se existe um nome prara Deus por que nao usa_lo? é facil julgar,criticar isso a maioria gosta se fazer,mas buscar conhecimento para saber o qu efalar,humm isso sao poucos os que fazem nao eh? Deus Jeova esta vendo tudo ,inclusive o tempo que vc ai esta perdendo criticando ao inves de seguir o exemplo que Jesus deixou,que era o de pregarmos se casa em casa para todoa os povos,todas as nacoes.
    Ainda da tempo de voce amigo rever o que anda divulgando ...pense em fazer o melhor as pessos voce sera muito mais feliz!

    ResponderExcluir
  17. Enfim o nome de Deus o VERDADEIRO DEUS,é Jeová..
    só que foi tirado da bíblia pelo papa joão paulo em 2008/09..por isso que tem essa confusão.
    pq quem tem bíblia que fica aberta na mesa de centro da sala,não adianta pois não saberão de nada que contém nela. a mesma coisa de estar com sede e ter um copo de água em cima da mesa,sua sede irá desaparecer se vc não tomar???

    ResponderExcluir
  18. O Antonio bom dia eu acho um pouco de bobeira tô vendo muitos comentários ficar discutindo sobre a bíblia para mim as pessoas devem provar isso em ação respeito muito sua opinião e me desculpe se fiz alguma crítica indevida só que debater nem Jesus o mesmo o fez ele ensinava e ensina claro o modo correto então me despeço te destina do um bom dia .pois isso não nos levará a lugar nenhum e temos que respeitar o direito dos outros regra de ouro MATEUS 7:12 por isso lhe peço mais uma vez desculpas.

    ResponderExcluir
  19. mas oh rapaz que foi que lhe disse que as testemunhas de jeová acham que estão certas simplimente pelo fato de usar o nome Jeová querido ? se você conhecesse as normas justas de Deus sobre conduta moral .e se você chegasse conhecer a luta diária de irmãos pra mantermos nossa moralidade cristã não fala raia tal asneirá como se isso fosse garantia de aprovação rapaz a luta diária coma as tentações nesse mundo imoral pra não pecar contra jeová coisas que pra o mundo é normal né como fazer sexo com qualquer pessoa. ... não se arte iria em falar tanta besteira.....

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral