Se foi Deus que endureceu o coração de Faraó, por que este foi então considerado responsável? Êxodo 4:21

PROBLEMA: A Bíblia cita Deus dizendo:

"Eu lhe endurecerei o coração [o coração de Faraó], para que não deixe ir o povo". 

Se Deus endureceu o coração de Faraó, então este não pode ser responsabilizado por seus atos, já que não os praticou segundo a sua própria vontade, mas por ter sido forçado a isso (cf. 2 Co 9:7; 1 Pe 5:2).

SOLUÇÃO: Deus não endureceu o coração de Faraó contrariamente ao que o próprio Faraó por sua livre vontade determinou. A Escritura deixa claro que Faraó endureceu o seu coração.

Ela declara que "o coração de Faraó se endureceu" (Êx 7:13), que Faraó "continuou de coração endurecido" (Êx 8:15) e que "o coração de Faraó se endureceu" (Êx 8:19). Novamente, quando Deus enviou a praga das moscas, "ainda esta vez endureceu Faraó o coração" (Êx 8:32). Esta frase, ou uma equivalente, é repetida vez após vez (cf. Êx 9:7, 34-35).

De fato, exceto quando Deus o que aconteceria (Êx 4:21), Faraó foi quem endureceu o seu próprio coração em primeiro lugar (Êx 7:13; 8:15 ; 8:32 etc), e só mais tarde Deus o endureceu (cf. Êx 9:12; 10:1, 20, 27).

Além disso, o sentido em que Deus endureceu o coração de Faraó é semelhante ao modo pelo qual o sol endurece o barro ou derrete a cera. Se Faraó tivesse sido receptivo às advertências de Deus, o seu coração não teria sido endurecido por Deus. Mas quando Deus dava alívio de cada praga, Faraó tomava vantagem da situação.

"Vendo, porém, Faraó que havia alívio, continuou de coração endurecido, e não os [a Moisés e Arão] ouviu, como o Senhor tinha dito" (Êx 8:15).

A questão pode ser resumida como se segue:

Deus endurece o coração?

Deus não endurece o coração
Deus endurece o coração
Inicialmente
Diretamente
Contra o livre arbítrio da pessoa
Como sua causa

Subseqüentemente
Indiretamente
Por meio do próprio livre arbítrio
Como seu efeito


(Veja também a abordagem feita em Romanos 9:17.)


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

3 comentários:

Anônimo disse...

Melhor o silêncio do que dizer tolices...

roni walas brambati maioli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
roni walas brambati maioli disse...

Devemos lembrar que Deus é onisciente, que Ele sabe e conhece o futuro assim como o coração do homem.

Quando Deus da à ordem para que Moisés vá e liberte o povo israelita das mãos de faraó, Deus logo o avisa de que faraó não iria deixar o povo sair. Deus já sabia a reação de faraó quando Moisés chegasse e falassem que era pra ele deixar o povo ir. Conforme já explicado acima, só então Deus endureceu (endureceu mais ainda o coração de faraó). Deus sabia que faraó não iria se arrepender e deixar o povo ir, tanto que foi preciso a morte do primogênito (que era o que ele mais amava, o herdeiro do trono).

No novo testamento lemos que o povo perece por falta de conhecimento, quando o profeta no velho testamento havia profetizado: “para que ouvindo não entende e vendo não compreende por causa da dureza dos seus corações”.

Notem que era por causa da dureza dos seus corações. Deus não tinha endurecido o coração do povo, mas o que a palavra diz? Deus fala que estaria dando lideres ao povo conforme o coração deles, conforme os seus pensamentos.

O camarada quer um evangelho material, ele vai ter pastores que prega o material pra ele.

O individuo quer um evangelho que permiti ele gozar dos prazeres carnais ele vai ter pregador que pregue pra ele: “Não irmão também não é bem assim; Deus entende, sabe que você é fraco; vai pregar o que ele quer ouvir.”

Está entendendo o que Deus esta fazendo? Esta apenas entregar esse religioso aos seus próprios sentimentos, ou seja, esta endurecendo os seus corações, por que Deus já sabe que eles jamais terão um arrependimento sincero.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog