Jesus Cristo é o Arcanjo Miguel?


A história registra que a Igreja Adventista e a Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová), possuem um corpo doutrinário comum, acerca do Inferno, imortalidade da alma, crença que Jesus seja o arcanjo Miguel etc. No testemunho de Charles Taze Russell, fundador e primeiro presidente das Testemunhas de Jeová diz: "...Ali, pela primeira vez, ouvi algo sobre os conceitos dos adventistas [Igreja Cristã do Advento], sendo o Sr. Jonas Wendell o pregador... Assim, reconheço estar endividado com os adventistas..."( Testemunhas De Jeová - Proclamadores Do Reino De Deus, STV, 1993, pág. 43).
Charles Taze Russell associou-se a Nelson H. Barbour, um dissidente do movimento adventista, por um período de tempo, ocasião em que publicaram a revista mensal Herald of The Morning (O Arauto da Aurora). Não é sem razão, pois, que tanto os adventistas como as Testemunhas de Jeová tenham ponto de vista iguais sobre a pessoa de Jesus como sendo o próprio arcanjo Miguel Dois nomes para uma só pessoa. É preciso que, antes de analisarmos declarações de ambas organizações religiosas, tenhamos presente a necessidade absoluta em conhecermos o Jesus verdadeiro indicado na Bíblia, para não aceitarmos um 'outro' Jesus . Paulo declara em II Co 11.4: "Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão sofrereis".

O QUE DIZEM OS ADVENTISTAS 

Dizem os adventistas: "Cremos que 'Miguel' [original Michael] não é senão um dos muitos títulos aplicados ao Filho de Deus, Jesus...". Noutro escrito adventista se lê: "Nas Escrituras, Miguel, cujo nome significa 'Quem é como Deus?', é descrito como 'arcanjo' (Judas 9)..."... "Uma análise detida... dentro do contexto bíblico deixa claro que Miguel é apresentado no texto sagrado como um Ser divino..."

O QUE DIZEM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

Como é conhecido dos estudiosos das seitas, as Testemunhas de Jeová mudam freqüentemente suas doutrinas. Embora reconheçam que mudanças doutrinárias perturbam as pessoas honestas, elas usualmente incorrem em mudanças doutrinárias. E, conseqüentemente, não poderiam deixar de apontar Jesus de modo diferente da Bíblia no que concerne ao arcanjo Miguel.

JESUS É MIGUEL? 

Não! - diziam as Testemunhas de Jeová. "Sua posição é contrastada com a de homens e anjos, como Senhor de ambos, tendo todo o poder no céu e na terra". Desde que está escrito, "E todos os anjos de Deus o adorem."; [ isto inclui Miguel, o chefe dos anjos, dado que Miguel não é o Filho de Deus] e a razão é que "herdou mais excelente nome do que eles."

MIGUEL É JESUS? 

Sim! - dizem as Testemunhas de Jeová. "É Jesus Cristo a mesma pessoa que o arcanjo Miguel?".
"... a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus."

AS DIFERENÇAS ENTRE MIGUEL E JESUS 

NO NOME 

O nome Miguel significa "Quem é Como Deus?". Encerra uma pergunta, sem afirmar que Miguel seja Deus. Já o nome Jesus significa "Javé é o Salvador". É uma afirmação que enfatiza a diferença de Miguel.

Em Is 43.11 se lê: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador".Essa declaração é aplicada a Javé nas Escrituras Hebraicas, como as Testemunhas de Jeová costumam referir-se ao Velho Testamento. Nas Escrituras Gregas ou Novo Testamento, vamos encontrar que a salvação é obra exclusiva de Jesus: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos"(At 4.12). Embora o Pai e Jesus sejam duas pessoas distintas (Jo 8.16-18), constituem o mesmo Deus Salvador. Assim a palavra Deus, pode ser aplicada a qualquer uma das três pessoas da unidade divina (Pai - Jo 17.3; I Co 8.4,6; Ef 4.6; Filho - Jo 1.1; Rm 9.5; Hb 1.8-9 comp. Sl 45.6-7; I Jo 5.20; e Espírito Santo - At 5.3-4; 7.51 comp. Sl 78.18-19). São três pessoas, mas um só Deus, e não podemos confundir as pessoas, nem separar a substância. Jesus Cristo é a segunda pessoa da Trindade, é Deus (Jo 1.14) e homem (I Tm 2.5). O arcanjo Miguel é uma pessoa distinta de Jesus no significado do próprio nome.

NA NATUREZA

Miguel é anjo, na hierarquia angelical de arcanjo. Embora possa ser tido como chefe dos anjos, não deixa de ser criatura. Falando dos anjos diz Hb 1.14: "Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" A função dos anjos é servir àqueles que vão ser salvos. Como tal os anjos defendem os cristãos das artimanhas do diabo e de inimigos terrenos (Sl 34.7; 91.11). É digno de nota, ainda, que os anjos estão sujeitos a Cristo: "O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se sujeitado os anjos, e as autoridades e potências" (I Pe 3.22).

Jesus, diferentemente de Miguel, é o Criador do próprio Miguel. Em Cl 1.16, lemos: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele".Cristo é o Criador de todas as coisas, e dentre elas, as coisas invisíveis que compreendem toda a hoste celestial na categoria de anjo, arcanjo, querubim, serafim. Conseqüentemente, Jesus é o Criador de Miguel, não podendo ser confundidas as pessoas do Criador (Jesus) e da criatura (Miguel).

Ainda na natureza de ambos, Miguel e Jesus, se nota que Miguel é arcanjo enquanto Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. O Deus verdadeiro único é o que sendo um na essência, é trino nas Pessoas. É chamado Deus Criador em Jo 1.1-3. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".Jesus em Jo 3.16 é chamado "Filho Unigênito". A expressão "unigênito", (monogenes), em grego, vem de dois vocábulos: (monos) significa "único" e (genes) apresenta duas possibilidades: uma "gerar" e outra que parece receber apoio em todo o contexto bíblico, é a que significa "raça", "tipo", de onde vem o "gen" da genética, responsável pela transmissão dos caracteres para os filhos. Ser "Filho Unigênito" é ser o único da espécie do Pai; é ter a mesma natureza. Esse Pai é Deus; logo o Filho também o é.

NA ADORAÇÃO

Miguel não pode ser adorado. Dentro de toda a hierarquia angelical é terminantemente proibido prestar culto aos anjos, qualquer tipo de culto, como se lê em Cl 2.18, "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão".Os próprios anjos são conhecedores que não se lhes deve prestar adoração e por isso recusam-na abertamente. Isso se pode ler em duas partes da Bíblia: Em Ap 19.10 e Ap 22.8,9 "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus"."E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar. E disse-me: 0lha não faças tal... Adora a Deus".

Já, com respeito à pessoa de Jesus, não há qualquer problema em adorá-lo. Sabemos que os anjos são maiores do que nós (Hb 2.6,7), entretanto prestaram adoração a Cristo sem qualquer constrangimento. É interessante notar que é o próprio Deus que ordena essa adoração, como se lê em Hb 1.6 "E quando outra vez introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem". Se Jesus fosse um anjo, na hierarquia de um arcanjo como Miguel, então seriam os anjos tidos como idólatras, pois não é correto que um chefe de anjo seja adorado por outros anjos. Mas, na continuação da leitura de Hebreus, capítulo primeiro, versículos 4,5 e 6, pode-se ler sobre a superioridade de Jesus em relação aos anjos; o verso 8 mostra essa razão, quando o Pai declara de seu filho: "Mas do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do reino." No céu, ao nome de Jesus, se prostram todos os seres criados: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus..."(Fp 2.10). A Adoração ao único Deus é vista da seguinte forma em Apocalipse 5.13: "E ouvi, a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e eu está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre". Miguel, nunca foi chamado de "Cordeiro" na Bíblia.

Mudanças doutrinárias 

Quando adotamos um conceito errado sobre algum ponto doutrinário, e, reconhecemos o erro e o abandonamos, tal atitude é elogiável, pois Deus não leva em conta os tempos da nossa ignorância (At 17.30). Mas é terrível, muito terrível mesmo, quando estamos certos e abandonamos o que é correto para adotar um ponto de vista errado, assim considerado à luz da Bíblia. Isso é apostasia teológica (I Tm 4.1).

As Testemunhas de Jeová mantiveram por muitos anos um conceito certo sobre Jesus, negando que ele fosse o próprio arcanjo Miguel, e arrazoaram corretamente com a citação de textos que não davam margem à idéia errônea de que Miguel e Jesus fossem a mesma pessoa. Apresentava os textos de Mt 28.18 que declara ter Jesus todo o poder no céu e na terra; poder esse que os anjos não tem; apresentavam Hb 1.6 que ordena a todos os anjos que adorem a Jesus; quando os próprios anjos não podem ser adorados; e, finalmente, com Hb 1.4, onde se lê que Jesus recebeu nome mais excelente do que os anjos (The Watchtower, nov. 1879, p. 48).

Mas atualmente a Sociedade Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová, para justificar sua posição de que Jesus é Miguel, argumentam da seguinte forma: "O nome deste Miguel ocorre apenas cinco vezes na Bíblia. A gloriosa pessoa espiritual que leva esse nome mencionado como 'um dos primeiros príncipes', 'o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo (o de Daniel)', e como 'o arcanjo'(Dan. 10.13; 12.1; Judas 9, ALA). Miguel significa: 'Quem É Semelhante a Deus?'"(Raciocínios À Base Das Escrituras, STV, 1985, p. 219).

EXAME DAS CINCO VEZES ONDE APARECE O NOME MIGUEL 

São cinco as referências citadas para apoiar o ensino segundo o qual, Miguel e Jesus, são a mesma pessoa:

Daniel 10.13: "Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me".

Comentário:

É de notar a declaração hierárquica que se faz de Miguel - "um dos primeiros príncipes", o que faz deduzir que Miguel é apenas um dentre outros. Isso quer dizer que existem outros iguais a Miguel. Tal não acontece com Jesus: ele não "um dos primeiros", mas é o único. Enquanto se fala de Miguel como um príncipe dentre outros, Jesus é chamado o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isso é visto em Ap 19.16: "E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores".Ora, este texto só pode fazer paralelo com o próprio Deus Javé que a si mesmo se declara: "Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas".(Dt 10.17) O mesmo se lê no Sl 136.3, "Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade é para sempre".

Daniel 10.21: "Mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe".

Comentário:

Miguel é tido nesse texto como defensor do povo judeu. Jesus é defensor de todos os povos como declara I Jo 2.1: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis: e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".

Daniel 12.1: "E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro".

Comentário:

No tempo da grande tribulação para o povo judeu (Jr 30.7), depois do arrebatamento da Igreja, Miguel se porá a favor do povo judeu, que, por fim, aguardará o seu Messias, Jesus Cristo (Zc 12.10; 14.4).

Judas 9: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."

Comentário:

Notamos que Miguel não lutou contra Satanás na disputa sobre o corpo de Moisés, por faltar-lhe autoridade para tanto. Usou da autoridade do nome de Jesus, "O Senhor te repreenda".Jesus, enquanto aqui na terra, lutou várias vezes contra Satanás, vencendo-o. Alguns exemplos:

· Em Mt 4.1-10, por três vezes Jesus repreendeu Satanás e por fim ordenou categoricamente: "Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorará, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviram".(v.10,11).

· Em Mt 16.21-23 de novo Jesus repreende o diabo, manda-o retirar-se e ele não contesta, mas obedece prontamente: "Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens".

· Em Mc 16.17 ele concede poder aos seus seguidores de usar o seu nome para expulsar demônios: "Em meu nome expulsarão demônios..."

· Em At 19.12, 13 se lê que até os exorcistas sabiam do poder do nome de Jesus sobre os demônios. Tentavam usar esse nome, mas sem a autoridade do próprio Jesus, foram envergonhados. Já no caso de Paulo, que invocava o nome de Jesus, os demônios não suportavam a autoridade desse nome e se retiravam. Como Miguel e o Senhor Jesus podiam ser a mesma pessoa, se Miguel não ousou repreender Satanás, o que foi feito por Jesus várias vezes durante o ministério na terra?
Ap 12.7: "E houve batalha no céu: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos".

Comentário:

No v. 7 fala-se de Miguel e, se esse Miguel é o próprio Jesus, por que no v. 11 afirma-se que o povo de Deus venceu o inimigo pelo sangue do Cordeiro? Está escrito no v. 11: "E eles (o povo de Deus) venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte".Gostaríamos de ver qualquer intérprete da Bíblia substituir esse texto, colocando o seguinte: "E eles venceram pelo sangue de Miguel..." Haveria alguém que atribuísse a vitória do povo de Deus ao sangue de Miguel? O povo de Deus sempre tem vitória pelo nome e pelo sangue de Jesus ( Lc 10.19; At 1.8; 3.6; Ef 1.7, 20-22).

Com relação ainda a I Ts 4.16 dizem as Testemunhas de Jeová: "Em 1 Tessalonicenses 4.16 a ordem de Jesus Cristo para a ressurreição começar é descrita como 'a voz do arcanjo', e Judas 9 diz que o arcanjo é Miguel."... É, portanto razoável que o arcanjo Miguel seja Jesus Cristo."(Raciocínios À Base Das Escrituras, STV, 1985, p. 219). Ora, lendo-se todo o texto em tela se observa que Jesus não só vem com voz de arcanjo", mas com a trombeta de Deus ". Se o fato de Jesus vir 'com voz de arcanjo' o torna o arcanjo Miguel, o fato também de ele vir com 'trombeta de Deus' o coloca, obviamente, como Deus. O exército celestial acompanhará Cristo na sua segunda vinda, como é mostrado em Mt 25.31" E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele...". Quando se lê 'todos os santos anjos com ele' se inclui certamente o arcanjo Miguel. O mesmo se lê em Ap 19.11,14. O v. 14 declara: "E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro".

É digno de nota, ainda, que o Jesus das Testemunhas de Jeová passou por três fases: antes de vir a terra chamava-se, no céu, de arcanjo Miguel; ao tornar-se homem, nascendo da virgem Maria, abandonou o nome que lá tinha e tornou-se somente homem, nada mais do que homem, um homem perfeito como Adão antes da queda; ao ressuscitar dos mortos e ascender ao céu, o Jesus de Nazaré homem, deixou de existir para sempre, voltando a ser o arcanjo Miguel, de novo. No livro Ajuda ao Entendimento da Bíblia, STV, p. 1111 diz: "A evidência Bíblica indica que o nome Miguel Logo se trata de um Jesus mutável na sua natureza: anjo, homem, anjo. Isso chega as raias de blasfêmia inominável contra o eterno Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois a Bíblia Sagrada diz:

"JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM, 
E HOJE, E ETERNAMENTE" (Hb 13.8). 

4 comentários:

  1. kkkkkkkk como sempre falaram tudo e não falaram nada!!!esqceram uma parte, a de que muitos ERUDITOS,ESPECIALISTAS,TEOLOGOS CATOLICOS E PROTESTANTES (ou seja gente do proprio meio DE VCS)q não são, nem adventistas, e nem jeovistas, tb creem!!!quando ouvi q Miguel era o nosso ÚNICO senhor e salvador Jota Cê(JC jesus cristo pros intiminhos rsrs)achei isso um VERDADEIRO ABSURDO!!!agora a igreja cristã hj é muito diferente daqla de Atos dos apóstolos!sobre a mudanças de crenças, as vezes as pessoas de diferentes épocas não enxergavam, as coisas como enxergamos hj!!!vcs acha q quando Deus pelo seu santo Espírito agiu em Lutero, toda a verdade foi revelada?todos os erros da igreja católica foram desfeitos?UMA OVA Q FORAM!!!Existe um cientista q tenho grande admiração, o nome dele é Isaac Newton, os senhores com certeza já devem te-lo ouvido falar dele, quando a galera da época qria "endeusa-lo" coloca-lo como "o cara" ele sempre dizia, "parem com isso pessoal, as pesoas q vieram antes de min são tão importantes como eu ou mais ainda!!!se não fossem eles,q vieram e trabalharam antes de min, eu não chegaria onde cheguei!digamos q eu me apoiei em BRAÇOS DE GIGANTES!!!"adoro quando ele fala isso rsrs realmente eu tenho uma grande identificação com esse Newton rsrs provavelmente vcs té riem de min hahaha eu entendo mas tinha q dar meu parecer!as vezes a luz do conhecimento ñ é dado a uns como foi a outros,o carro q usamos hj é bem diferente daqle inventado por henry ford, mas alguem teve q dar o ponto de partida certo?Lutero pra min é um dos nossos maiores herois, nao só da fé como tb da liberdade de expressão!!!hehehe embora eu saiba oq ele mandou fazer com os anabatistas...mas ele tava no começo de uma grande obra!ele foi o nosso henry ford, q nos fez começar a largar as carroças da igreja católica!!!

    ResponderExcluir
  2. pra terminar li q a similaridades de crença dos adventistas com os testemunhas de jeová?kkk vá por min a MUITO MAIS DIFERENÇAS Q SEMELHANÇAS!!!acontece q quando o movimento do advento estava em seu inicio havia entre eles muitos estudantes da bíblia, de outras denominações com ideias diversas...mas ambos qriam chegar a uma unica verdade...e falo isso já depois da decepção do clubinho de leitura da bíblia encabeçado por willian miller!Nunca, desconsidere q o adventismo (já na época de Ellen white)era composto por pessoas de várias confissões religiosas e que, portanto, é natural que, no processo formativo, houvesse entre o movimento pessoas que não partilhavam de todas as doutrinas.Muitos por exemplo ñ criam Na Santissima trindade, aliás tinham uma visão bem parecida com o bispo Ario de alexandria , ou atualmente com os unitarios e os atuais jeovistas...e hj essa doutrina do triuno Deus, é regra de fé, da igreja adventista(apesar de algumas dissidencias q os senhores já devem conhecer)Na boa, os adventistas em geral são ferrenhos criticos dos testemunhas de Jeová e assim como vcs, eles dessem o pau na Tradução do novo mundo das escrituras sagradas!!!afinal é uma bíblia traduzida por UNITARIOS, diferente da favorita de vcs, a ferreira de almeida, q foi traduzida por TRINITARIOS! por mais q ambos nao admitam rsrs ambos puxam a sardinha pro seu lado hehehe ambos mexem um poukinho aqui e alí...capicce?sei q não vão concordar, eu sei já estou acostumado, mas não liga não, afinal quando morrermos enfim descobriremos a verdade, certo amiguinhos?vo nessa se cuidem e nao esqçam, o café da manhã é o alimento mais importante do dia!!!hum...adoro café!!!i, caraca nao posso ser adventista rsrs calminha irmão adventista, é brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que mexem conosco de forma muito forte é quando alguém diz que somos quem não somos. Nossa identidade é muitíssima importante para nós, tanto que Deus nosso Criador nós deu digitais que nos diferenciam das demais pessoas. Podemos até parecer com alguém, porém ninguém é igual . O Senhor Jesus preocupou-se sobre quem o povo dizia ser o Filho do Homem ( MT 16.13 ) . A resposta seria importante para a vida de cada pessoa, pois o destino de suas vidas dependia do discernimento do Senhor Jesus dentro de seus corações. Uns diziam que Ele era: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou alguns dos profetas.Como sabemos todos estes pertenciam a Deus, foram usados por Ele, respeitados, amados, porém não eram Ele.Com certeza Jesus não ficou contente com essa realidade.Mas a preocupação maior foi com relação ao " Colégio Apostólico " ( Hoje Sua Amada Noiva a Igreja ). Mas vós, continuou Ele, quem dizeis que Eu Sou ?. Não podemos decepcionar o Senhor Jesus respondendo de forma inequívoca; porém a Igreja do Senhor Jesus no tempo do fim, não pode intristecê-lo como foi a opinião daqueles que , apesar de vê-lo pessoalmente, ouvir Sua doce voz, via-o como criatura humana e com identidade totalmente distorcida da realidade e não Divina, como foi o caso da declaração honrosa de Pedro, representando a opinião do Colégio Apostólico, quando o glorificou dizendo: Tú És o Cristo, O Filho do Deus Vivo. Mt 16.16.
    A resposta do Apóstolo foi tão agradável aos Seus Santos Ouvidos que Ele expressa Sua alegria afirmando:" Bem- Aventurado... " v.17a. "... não foi carne nem sangue que to revelaram, mas meu Pai, que esta nos céus. " v.17b..
    Concluimos que somente o Pai pode revelar verdades eternas a nós pecadores, mesmo lavados e remidos no Seu Precioso Sangue. Estamos orando no sentido de que todos os verdadeiros discípulos recebam a mesma revelação do Pai não confundindo o Criador com a criatura.
    Nosso assunto em pauta é sobre a identidade do Senhor Jesus x arcanjo Miguel, então vamos analizar a luz das Santas Escrituras:
    *O Senhor Jesus mesmo em Sua natureza Divina Humana repreendeu Satanás abertamente sem nenhum cuidado em ferir a Glória de Deus, pois Ele mesmo é o Próprio Deus. ( Mt 4.10-11; Mt 16.23; Cl 2 .15 )
    * O arcanjo Miguel NÃO repreendeu Satanás, quando contendeu sobre o corpo de Moisés ( Jd. 9 ). Passou esta responsabilidade para Deus, o Senhor. Obviamente colocou-se no seu lugar , como um dos arcanjos, e não ousou o lugar do Senhor, pois reconhecia ser um ser totalmente dependente da autoridade divina na luta contra o mal; como é nosso caso hoje. A autoridade que temos sobre os demônios hoje é usando a autoridade do Nome que esta sobre todo os nomes o Nome do Senhor Jesus. A Ele a Glória.
    * Podemos observar que o irmão do Senhor Jesus, o apóstolo Judas ao escrever sua carta coloca as palavras inspiradas pelo Espirito para não deixar nenhuma dúvida sobre os assuntos tratados, nem sobre as pessoas e titulos que ele menciona em sua epístola, quando ele se refere a ele próprio colocando na posição de SERVO DE JESUS CRISTO ( Jd. 1 ) ;v.4 SOBERANO E SENHOR ; v.17 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; v.21 A MISERICÓRDIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; v.25 MEDIANTE JESUS CRISTO, SENHOR NOSSO.observemos o tratamento dado a Jesus exaltando-o como Dominador , Soberano, Deus e no v.9 ele muda o discurso falando sobre o arcanjo Miguel como um ser dependente, submisso ao Senhor, como o próprio arcanjo declarou para o diabo: O SENHOR TE REPREENDA !
    O Senhor Jesus mesmo como servo , que se fez, em sua condição humana, nunca usou de autoridade de terceiros, para repreender Satanás como nós ou como estamos observando , o próprio arcanjo Miguel. O Senhor Jesus repreendeu Satanás abertamente, como já citado.

    ResponderExcluir
  4. Permita-me dar continuidade ao assunto em pauta, fazendo mais algumas colocações dentro do contexto apresentado acima:

    * O Senhor Jesus aceitou adoração e foi adorado ( 1 Ts. 1.12; Fp. 1.10-11; Mt.8.2; 9.18; 14.33 e 28.9 );
    * O arcanjo Miguel não aceitaria adoração, pois anjos não aceitam adoração. ( Ap. 22. 8-9 );
    * O arcanjo Miguel como anjo adora ao Senhor Jesus. ( Hb. 1.6 );

    * Podemos observar que o Senhor Jesus é Deus e como Deus Ele é Onipresente ( Jo. 1.1; Mt. 18.20; 28.20 e Jo. 3.13 );

    * O arcanjo Miguel, um dos primeiros principes, aparece a socorrer Gabriel em sua luta contra o " rei da Pérsia". Verifica-se que el não estava lá e era " um dos primeiros príncipes " . Não era onipresente e era um dos primeiros... não era único e sim um dos primeiros , havia outros da mesma ordem de arcanjos. O Senhor Jesus é o primeiro em tudo e Onipresente em Sua natureza Divina ( A.T. ). Ele é o unigênito. (Jo.1.14; Jo. 3. 16 ) ;

    * O Senhor Jesus nunca precisou de anjos para ajudá-lo a lutar e vencer a Satanás . ( Mt. 28. 18 ). De acordo com Ap. 12. 11 " Eles " obtiveram vitória ( Miguel , seus anjos e os salvos ) "... POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO... ". o contexto nos mostra a DISTINÇÃO das pessoas que lutaram e por causa de QUEM e de que venceram.

    A pergunta agora é para você e para mim:

    Quem dizeis que EU SOU ?

    João Batista, Elias, Jeremias, Moisés, alguns dos profetas, Josué (por causa do significado do seu nome ), o arcanjo Miguel...
    Respondo , por mim, como Pedro, representando o grupo das virgens prudentes, que aguarda o Amado de nossas almas a Raíz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

    Nenhum desses amados conservos e amados do Senhor, PORÉM:

    TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO ! ! !

    A Ele a Glória eternamente, Amem !

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral