Catolicismo Romano - Bíblia = Tradição

Por ICP

Fonte de Autoridade Religiosa Católica: A Bíblia e a Tradição 

A Igreja Católica Romana afirma que a Bíblia, por si só, não constitui todo o campo do conhecimento de Deus, e que, por isso, deve ser suplementada pelos ensinos da tradição. As verdades que Deus revelou acham-se na Sagrada Escritura e na tradição ("Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã", Editora Vera Cruz Ltda., Ia edição, agosto de 1976; p. 160, resposta à pergunta 870).

Respondendo à pergunta de como se pode ter consideração à tradição, foi dito que: A tradição deve ter-se na mesma consideração em que se tem a Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura ("Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã", Editora Vera Cruz Ltda., Ia edição, agosto de 1976; p. 162, resposta à pergunta 887).

Explica a Igreja Católica ainda o que abrange a tradição: A tradição é a palavra de Deus não escrita, mas comunicada de viva voz por Jesus Cristo e pelos apóstolos, e que chegou sem alteração, de século em século, por meio da Igreja, até nós ("Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã", Editora Vera Cruz Ltda., 1a edição, agosto de 1976; resposta à pergunta 885, p. 162). Continua ainda a esclarecer que os ensinamentos da tradição acham-se principalmente nos decretos dos Concílios, nos escritos dos santos padres, nos atos da Santa Sé, nas palavras e nos usos da Sagrada Liturgia ("Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã", Editora Vera Cruz Ltda., Ia edição, agosto de 1976; resposta à pergunta 886, p. 162).

Resposta Apologética:

Sabemos que toda instituição possui suas tradições, uso e costumes, e que em alguns casos essa tradição é salutar: 

"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas,
seja por palavra, seja por epístola nossa." 
(2 Ts 2.15) 

"E louvo-vos, irmãos,porque em tudo vos lembrais de mim, 
e retendes os preceitos como vo-los entreguei"
(1 Co 11.2) e: 

"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho;porque eu sei em quem tenho crido, 
e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé no amor que há em Cristo Jesus. 
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." 
(2Tm 1.12-14)
 
No entanto, quando essa tradição contradiz as Sagradas Escrituras, ela deve ser rejeitada

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, 
que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais."
(1 Pe 1.18) 

A tradição pode tornar-se uma traição ao Evangelho: 

"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus." 
(Mt 15.6)

É, sem dúvida nenhuma, um outro evangelho como o apóstolo Paulo escreveu: 

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho 
além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." 
(Gl 1.8) 

A Igreja Católica Romana no Concilio de Tolosa, em 1222, proibiu a leitura da Bíblia aos leigos, passando a tradição a ter mais autoridade do que a Palavra de Deus. Essa proibição antibíblica do catolicismo romano nos remete à advertência do Senhor Jesus aos judeus: 

"Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos dos homens;
 porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; 
como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. 
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." 
(Mc 7.7-9) 

É dever de todo o homem ler a Bíblia. E somos orientados a agir dessa forma pela própria Palavra (Dt 6.6-7; 31.11-12; Js 1.8; Is 34.16; At 17.11; 2Tm 3.15-17). Os cristãos evangélicos sustentam que, em matéria de fé e prática, a Bíblia é suficiente. Cremos, ser a Bíblia a Palavra de Deus, única regra infalível de fé e conduta para a vida e o caráter cristão (Pv 30.5-6; Mt 15.1-3; At 20.27; 1 Ts 2.13; 2 Tm 1.5; 3.15-17). Aceitamos a tradição que confirma, aponta, indica para a Bíblia, que está de acordo com as Sagradas Escrituras, e simplesmente como mero apêndice e nunca igual ou superior à gloriosa Palavra revelada de Deus: 

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, 
se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." 
(Ap 22.18-19)

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog